Instituto Português da Dança e Cultura, faz história em Portugal!

10/07/2023

No passado dia 30 de Abril, em jeito de homenagem ao dia mundial da dança que se celebrara no dia anterior, decorreu em Torres Vedras um encontro que ficará para sempre na história das danças socioculturais no nosso país: o 1° Congresso Nacional do IPDC – Instituto Português de Dança e Cultura.

Pensado maioritariamente para Profissionais das Danças Socioculturais, mas aberto a todos os trabalhadores dos distintos setores da dança e áreas conexas e ainda a todo e qualquer interessado, o Congresso IPDC reuniu naquela cidade do Oeste, pela primeira vez em Portugal, um grupo de artistas, bailarinos, professores, djs e organizadores para, juntos e durante um dia, se pensar, estudar, aprofundar, partilhar e debater o profissionalismo, a qualidade e a responsabilidade dos profissionais do setor das danças socioculturais e respetivas áreas conexas.

O dia foi dividido em palestras e mesas redondas tendo sido abordadas e debatidas questões de fundo para o sector, tais como a contextualização fiscal do profissional de dança, a desmistificação da certificação de todos os profissionais do sector e ainda temas como pedagogia e andragogia, métodos de ensino, deontologia profissional, estratégia empresarial e a importância da improvisação.

Foi um dia pleno, que encheu a alma de todos os presentes e que nos fez crescer quer a nível individual enquanto profissionais, quer a nível coletivo enquanto colegas. Sentimos que realmente não estamos sozinhos no nosso caminho e que juntos somos realmente mais fortes, que podemos todos chegar tão mais longe se continuarmos a reunir esforços no sentido da promoção e consolidação de um espírito de classe que tanta falta tem feito no nosso sector!

O IPDC agradece a todos os participantes deste primeiro grande Congresso Nacional e mantém o seu compromisso de lutar por um sentido de classe que traga união, força, qualidade, responsabilidade e reconhecimento ao nosso sector profissional. Urge cada vez mais que cada bailarino, professor, dj ou organizador assuma esta responsabilidade e compromisso connosco e nos ajude a elevar o nosso sector para o patamar de distinção e dignidade que merece.

Apenas juntos poderemos fazer a diferença.

Um bom verão a todos e que o próximo ano letivo nos volte a reunir com energia redobrada e vontade de contribuir e fazer crescer esta causa nobre que o IPDC abraçou mas que sempre dependerá da vontade, empenho e seriedade de todos os profissionais do Sector das Danças Socioculturais.

A Direção IPDC