PROGRAMAS DE APOIO

Quero pedir um Apoio. Como fazer?

Enquadramento:

em que programas sou já elegível?
em que programas posso vir a ser elegível?
verifica se o teu CAE (código de atividade económica) se enquadra em áreas como Cultura, Ensino, Turismo, Economia Social ou outra. Podes desenvolver projetos em qualquer área, sê criativo para perceber como as tuas qualidades se enquadram nos programas que já existem

Viabilidade:

Selecionar programa de incentivos, já te registaste no balcão 2020?

Atenção! Caso nunca tenhas passado recibo da atividade que exerces, não criaste histórico, portanto dificilmente terás acesso a um apoio no âmbito do COVID-19. No entanto podes sempre começar do zero – aqui ficam alguns passos:

  1. Define o teu projeto e os teus objetivos

Trata-se da fase de arranque de um projeto de investimento. Pensa no que consideras ser necessário para evoluir, expandir, ou criar o teu próprio negócio.

Procura responder a questões como:

Como poupar custos, aumentar alcance da minha marca, contratar funcionários…?
Como posso aumentar a minha capacidade? Ser autónomo?
Investir em instalações?
Investir em postos de trabalho?
Modernizar?
Estarei a criar um novo produto/serviço?
Quero começar a vender para o estrangeiro?
Quero adotar estratégias de marketing para potenciar as minhas vendas?

  1. Plano de investimento

O próximo passo será recolher, pelo menos 1 orçamento, por cada equipamento/serviço necessários para atingir os objetivos pretendidos. Vais investir em quê? Vais dar esse passo com que forma jurídica: serás um empresário em nome individual? Criarás uma empresa ou uma Associação? Estás integrado em alguma Cooperativa? Atenção que a forma jurídica condiciona a elegibilidade da tua ideia.

  1. Identificar a medida de apoio adequada

Este é o momento ideal para contactares um consultor ou, caso não tenhas possibilidade de o fazer, dedicar algum tempo diário a ler a informação que tem saído sobre Programas em várias áreas – acede ao Balcão 2020, sites como o IAPMEI, Turismo de Portugal, entre outros. Faz as tuas pesquisas – conhecimento é Poder!

  1. Reúne toda a documentação necessária

Para ter sucesso na tua candidatura, deves organizar um dossier (digital) com os elementos que sustentam o teu projeto, designadamente:

Certidão de não dívidas à AT e SS
Licenciamento para a atividade que se prossegue
IES – Informação Empresarial Simplificada
Mapas de amortizações
Balancetes
Mapas de Segurança Social
Orçamentos
Relatórios de peritos

  1. Elaboração da candidatura

Os projetos apoiados podem ter uma duração de 24 a 36 meses, com várias fases de implementação, por isso é necessário estruturar o projeto faseadamente para atingir os objetivos delineados.

Se não tens experiência nesta área e não tens formação em Gestão ou Finanças, aconselhamos-te a contratares um consultor que possa acompanhar todo este processo. Procura consultoria de gestão em contacto próximo e direto contigo, para definição das fases de investimento, assim como realizar projeções económico-financeiras, com base no histórico da empresa e previsões de crescimento.

Esta informação será o suporte para a elaboração da memória descritiva da candidatura.

  1. Submissão de candidatura

Quando a candidatura do projeto é submetida online, dentro da data estabelecida para o concurso em causa, gera sempre um comprovativo de submissão. Deverás guardar este comprovativo para referência futura e segurança da candidatura.

Este processo poderá demorar, no total, entre 2 a 3 meses. Pelo que é importante que definas o teu projeto atempadamente.

  1. Aprovação e acompanhamento de candidatura

Após receção da decisão do resultado da candidatura, deverás ter alguém que faça o acompanhamento financeiro do teu projeto, apoiando na boa execução do mesmo.

APOIOS NA ÁREA DO TURISMO

1 – Linha de Apoio à Qualificação da Oferta | projetos turísticos que se traduzam na requalificação e reposicionamento de empreendimentos, estabelecimentos e atividades | https://business.turismodeportugal.pt/pt/Investir/Financiamento/Programas_incentivos/Paginas/Linha-de-apoio-a-qualificacao-da-oferta.aspx

2 – Linha de Apoio/Financiamento à Tesouraria para micro e pequenas empresas do turismo | as empresas cujos estabelecimentos estejam encerrados por determinação administrativa passam a ter acesso à Linha | https://business.turismodeportugal.pt/pt/Investir/Financiamento/Programas_incentivos/Paginas/linha-apoio-tesouraria-microempresas-turismo-covid-19.aspx

3 – Linha de Apoio à Economia COVID-19: Empresas Exportadoras da Indústria e do Turismo | Apoiar o emprego e a manutenção dos postos de trabalho de dois sectores fortemente afetados pela pandemia: o da indústria e o do turismo | Operações destinadas exclusivamente ao financiamento de necessidades de tesouraria | https://www.bpfomento.pt/pt/catalogo/linha-de-apoio-a-economia-covid-19-empresas-exportadoras-da-industria-e-do-turismo/

PORTUGAL 2020

Inovação Produtiva

Visa promover a inovação empresarial nos seguintes domínios:

Produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento;
Adoção de novos ou significativamente melhorados processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, bem como métodos organizacionais (para Não PME só serão apoiadas as áreas de processos ou métodos de fabrico).

+ INFO https://www.iapmei.pt/produtos-e-servicos/incentivos-financiamento/sistemas-de-incentivos/incentivos-portugal-2020/si-inovacao.aspx

COVID – 19

Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores

deverá ser realizado na Segurança Social Direta (SSD) entre os dias 8 e 14 de fevereiro

Este apoio tem como objetivo assegurar a continuidade dos rendimentos dos trabalhadores em situação de particular desproteção económica causada pela pandemia. São abrangidos por este apoio trabalhadores independentes, trabalhadores do serviço doméstico, membros de órgãos estatutários e empresários em nome individual e também trabalhadores por conta de outrem.

COMO FAZER O PEDIDO – https://www.noticiasaominuto.com/economia/1676613/tres-passos-a-seguir-para-pedir-o-novo-apoio-extraordinario-ao-rendimento

APOIAR

O programa APOIAR é um instrumento de apoio à tesouraria das micro e pequenas empresas, que atuem em setores particularmente afetados pelas medidas de confinamento, assegurando e preservando a sua liquidez no mercado e a continuidade da sua atividade económica durante e após o surto pandémico.

As medidas criadas no âmbito do Programa APOIAR, na redação de janeiro de 2021 são o APOIAR.PT; APOIAR RESTAURAÇÃO; o APOIAR + SIMPLES e o APOIAR RENDAS.

https://www.compete2020.gov.pt/APOIAR

Conhece as Medidas disponíveis:

“APOIAR.PT”: Podem beneficiar desta medida as PME e Não PME com 250 trabalhadores ou mais, com um volume de negócios não superior a 50 milhões de euros, com quebras de faturação, que atuem nos setores afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise sanitária. Saiba mais aqui.

“APOIAR RESTAURAÇÃO”: Destinado a micro, pequenas e médias empresas, bem como empresas com mais de 250 trabalhadores com volume de negócios até 50 milhões de euros, de Portugal continental. Saiba mais aqui.

“APOIAR + SIMPLES”: Para empresários em nome individual (ENI) sem contabilidade organizada com trabalhadores a cargo, atenta a importância que estes representam em termos económicos e sociais, em particular nos setores abrangidos pelo Programa APOIAR. Saiba mais aqui.

“APOIAR RENDAS”: Destina-se ao pagamento de rendas não habitacionais devidas por empresas que atuem nos setores particularmente afetados pelas medidas excecionais aprovadas no contexto da pandemia da doença COVID -19, para as PME e Não PME com 250 trabalhadores ou mais, com um volume de negócios não superior a 50 milhões de euros, com quebras de faturação, que atuem nos setores afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise sanitária. Saiba mais aqui.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre desde o dia 28 de janeiro de 2021 até esgotamento da dotação orçamental e as candidaturas devem ser submetidas através de formulário eletrónico simplificado disponível no Balcão 2020, no sítio na Internet

Tens aqui https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Incentivos-Financiamento/Sistemas-de-Incentivos/Incentivos-Portugal-2020/Apoiar-pt.aspx. toda a informação sobre todos os programas APOIAR.